Síndrome de Tourette

 

 

A Síndrome de Tourette (ST) é uma doença neurológica que combina movimentos e sons involuntários chamados “tiques”. Normalmente começa na infância e continua na idade adulta.

A ST pode estar associada  ao Transtorno Obsessivo Compulsivo ou ao Distúrbio de Atenção com Hiperactividade.

Quando uma pessoa tem tiques não quer dizer que tenha ST. Os tiques têm de estar presentes durante pelo menos um ano e pelo menos um dos tiques tem de ser vocal.

Os tiques podem ser:

  • vocais (sons) ex: assoprar, grunhir, tossir ou gritar alto
  • físicos (movimentos) ex: sacudir a cabeça, torcer o pescoço, revirar os olhos

Os tiques pioram em períodos de:

  • stress
  • cansaço
  • ansiedade
  • doença
  • excitação nervosa

Um cérebro com ST é um cérebro sobre excitado. Há um alto grau de excitabilidade do sistema motor.

O Neurofeedback é uma forma de treino cerebral que se traduz numa estratégia de auto-regulação. O cérebro é treinado até ao ponto em que os tiques são reduzidos ou eliminados

A necessidade dominante é que o cérebro experiencie calma, de forma geral e de forma específica no que respeita aos circuitos motores. Quando se atinge esta calma, os tiques (motores e vocais) reduzem.

A BrainTrainUK cria o melhor protocolo de treino com Neurofeedback para cada caso de ST. Com a abordagem certa, os técnicos de Neurofeedback têm assistido a melhoras significativas dos sintomas na vasta maioria dos casos.

No entanto cada caso é diferente e às vezes pode não se conseguir a redução total dos tiques mas de forma geral a pessoa sentir-se-á mais relaxada e terá mais qualidade de sono. O ST beneficia com treino de Neurofeedback de longa duração.

Um estudo de 2011 demonstrou que após 22 sessões de Neurofeedback, um rapaz de 17 anos com ST teve uma redução dos tiques e sintomas afetivos e melhoria do desempenho cognitivo.

Aqui encontra a descrição de um rapaz que se sentiu muito melhor após tratamento com Neurofeedback. Os tiques reduziram para menos de 50% e agora só aparecem quando ele está sob stress. O ambiente familiar é agora mais parecido com o de qualquer outra família e a sua mãe descreve a atmosfera em casa como tranquila.

Veja em detalhe  aqui  como funciona o Neurofeedback.

 

Para saber mais sobre Neurofeedback para a Síndrome de Tourette, visite: www.braintrainuk.com