Transtorno do Défice de Atenção com Hiperatividade – TDAH

 

A regulação cerebral é a capacidade do nosso cérebro de funcionar apropriadamente nas circunstâncias que se nos apresentam na vida: é a forma como controlamos o nosso trabalho, a escola e a nossa vida social. É uma função muito importante que a maioria das pessoas toma como garantida. No entanto, o nosso cérebro por vezes desregula-se – como acontece com muitos dos sintomas do TDAH* – podendo provocar imensas dificuldades no dia-a-dia.

* Note que se fala de sintomas do TDAH e não do TDAH. Isto é importante para explicar que a BrainTrainUK propõe-se ajudar com os sintomas; não necessita de um diagnóstico para poder tratar.

A BrainTrainUK disponibiliza o Neurofeedback que é uma abordagem cientificamente comprovada, segura e eficaz que permite reduzir os sintomas do TDAH em crianças, jovens e adultos.

Trabalha com os sintomas ligados à TDAH que considera serem  sinais de desregulação cerebral:

  • Desatenção – as partes do cérebro associadas à concentração podem estar sub-despertas
  • Hiperatividade – as partes do cérebro associadas à actividade física podem estar sobre- despertas
  • Impulsividade – as partes do cérebro associadas ao auto-controlo podem estar sub-despertas

O Neurofeedback é muito eficaz pois consegue focar-se em cada uma destas áreas do cérebro e restaurar o seu funcionamento normal.

Por exemplo treinando a parte frontal esquerda do cérebro permite melhorar a capacidade de planear e organizar o que vem reforçar a capacidade de seguir um plano estabelecido e terminar as tarefas. Ao treinar o lado direito do cérebro podemos reforçar o relaxamento físico e emocional.

O Neurofeedback tem demonstrado ser uma ferramenta poderosa, comprovada e altamente eficaz na melhoria da regulação cerebral dos sintomas do TDAH. Além disso é uma alternativa segura à medicação, o que significa que se evita o vasto leque de efeitos secundários potencialmente graves atribuídos aos medicamentos psicoestimulantes como o Metilfenidato, também conhecido como Ritalina.

Ao reinformarmos o cérebro com o Neurofeedback ele é treinado para se auto-regular até chegar o momento em que já não precisa mais de Neurofeedback. Estamos a treinar o cérebro para ser capaz de realizar as funções que ele tinha dificuldade em realizar.

Há estudos realizados com 100 crianças que demonstram que os efeitos duraram 3 anos (Monastra 2005) em baixo: Monastra VJ (2005). Electroencephalographic biofeedback (neurotherapy) as a treatment for attention deficit hyperactivity disorder: rationale and empirical foundation. Child Adolesc Psychiatric Clin N Am, 14, 55– 82

E também um estudo sobre um rapaz em que os resultados duraram 10 anos: Tansey, M. A. (1993). Ten-year stability of EEG biofeedback results for a hyperactive boy who failed fourth grade perceptually impaired class. Biofeedback and Self-regulation18(1), 33-44.

Algumas pessoas poderão chamar a isto uma “cura” para o TDAH. Mas não tratamos  os problemas como a desregulação cerebral como uma doença que tem de ser “curada”. Ao usar o Neurofeedback para restaurar a auto-regulação do cérebro podemos estar a falar de uma solução completa.

Em Outubro de 2012 a American Academy of Pediatrics, a instituição profissional que agrupa os Pediatras nos EUA, declarou que o Neurofeedback (também conhecido como EEG-Biofeedback) cumpre os seus elevados critérios de terapia baseada em evidênciasEvidence-Based Practice. Para saber mais, clique aqui: free report.

Veja em detalhe  aqui  como funciona o Neurofeedback.

 

Para saber mais sobre Neurofeedback para o Transtorno do Défice de Atenção, visite: www.braintrainuk.com