Síndrome de Stress Pós-Traumático

 

A Síndrome de Stress Pós-Trumático (SSPT)  é um distúrbio da Ansiedade provocado pela exposição a um acontecimento traumático, que é depois revivido frequentemente com sentimentos de culpa, isolamento, irritabilidade, dificuldade em dormir e dificuldade de concentração. Os traumas podem ter origem em vários tipos de situações: desde ser mordido por um cão,  ter tido um acidente, ter vivido uma situação de guerra, trabalhar como socorrista salvando vítimas ou no caso dos polícias que estão muitas vezes expostos a violência de vários tipos.

As pessoas que sofrem de experiências de stress traumático apresentam todas sintomas diferentes a vários níveis, independentemente da natureza das experiências traumáticas ou da idade em que estas ocorreram. Os sintomas podem aparecer imediatamente a seguir aos acontecimentos ou muitos anos depois.

Acredita-se que os sintomas da SSPT persistem quando a vítima ainda não se confrontou nem processou com êxito as emoções que o trauma inicial provocou. Isto acontece porque as memórias e as emoções podem ser muito fortes e dolorosas (e naturalmente tendem a ser evitadas) especialmente nas pessoas que não estão habituadas ou não se sentem confortáveis a confrontar as suas emoções. Mas quanto mais estas memórias forem reprimidas, pior serão os sintomas da SSPT.

O Neurofeedback foi usado pela primeira vez para combater sintomas de SSPT nos anos 80. Este estudo publicado em 1991 comparou dois grupos de veteranos do Vietnam que sofriam de SSPT: um grupo fez treino com Neurofeedback e o outro não. O grupo que fez Neurofeedback mostrou grande melhoria na redução dos sintomas.

Dois anos e meio após o tratamento, os sintomas voltaram em apenas 20% dos veteranos que fizeram Neurofeedback, comparado com os veteranos do outro grupo que mantinham 100% dos sintomas. Peniston, E. G., & Kulkosky, P. J. (1991). Alpha-theta brainwave neurofeedback for Vietnam veterans with combat-related post-traumatic stress disorder. Medical Psychotherapy4(1), 47-60.

Esta publicação de 2009 descreve dois casos de veteranos de guerra: um veterano Canadiano da Guerra da Bósnia e um Marine Americano veterano da Guerra do Iraque e inclui imagens de exames SPECT do cérebro de um dos clientes, mostrando-o antes e depois do tratamento com Neurofeedback Othmer, S., & Othmer, S. F. (2009). Post traumatic stress disorder-The neurofeedback Remedy. Biofeedback, 37(1), 24-31.

Nos EUA existe uma rede de centenas de terapeutas de Neurofeedback que tratam veteranos através da plataforma Homecoming for Veterans

O objectivo do tratamento da SSPT com Neurofeedback é o mesmo que o tratamento psicoterapêutico: processar o trauma para que este deixe de afectar o doente. A diferença é que o Neurofeedback trata sem que o doente tenha de falar e reviver memórias e sentimentos desconfortáveis e traumáticos.

O tratamento com Neurofeedback para o SSPT começa com um protocolo de treino que acalma o doente física e mentalmente. Depois passamos a um treino das ondas Alfa-Teta (descrito no estudo acima) e que encoraja o cliente a entrar num estado de grande relaxamento. Neste estado as imagens do trauma não trazem consigo as emoções que normalmente traziam e a memória é reprogramada e guardada como uma memória histórica.

O número de sessões necessárias depende da gravidade dos sintomas e da forma como o cliente responde às sessões de Neurofeedback, mas recomendamos 20 sessões. Pode ler sobre mais casos aqui.

Veja em detalhe  aqui  como funciona o Neurofeedback.

 

Para saber mais sobre Neurofeedback para a Síndrome de Stress Pós-Traumático, visite: www.braintrainuk.com