Síndrome de Down
A Síndrome de Down é uma doença genética que resulta num determinado grau de dificuldade de aprendizagem e atraso do desenvolvimento que varia muito de pessoa para pessoa. É importante reconhecer que uma criança que nasce com Síndrome de Down pode desenvolver muitas das funções cognitivas e sociais que as outras crianças desenvolvem; ela apenas demorará mais tempo a se desenvolver naturalmente.
O nível de dificuldades de aprendizagem pode ser leve, moderado ou severo e algumas crianças podem ainda sofrer de défices neurológicos como sintomas do Transtorno do Défice de Atenção com Hiperactividade (TDAH) e das Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Exactamente porque os sintomas são muito diferentes de pessoa para pessoa as orientações e opções de tratamento diferem de caso para caso.
Muitas vezes as pessoas que sofrem de Síndrome de Down têm sintomas associados à desregulação cerebral, na qual o Neurofeedback pode ajudar ao utilizar a capacidade do cérebro de se auto-regular, treinando-o para funcionar melhor e aliviar os sintomas.
Estes sintomas incluem:
- Transtorno do Défice de Atenção com Hiperactividade
- Perturbações do Espectro do Autismo
- Perturbações do sono
- Problemas de memória
- Problemas de comportamento
- Desenvolvimento lento da linguagem e discurso
Um estudo de 2007 demonstrou como um número de crianças com Síndrome de Down tive melhoras significativas em todos os critérios medidos após 60 sessões de Neurofeedback: comunicação verbal; comunicação não-verbal; memória de curta e longa duração, comportamentos e equilíbrio físico: Sürmeli, T., & Ertem, A. (2007). EEG neurofeedback treatment of patients with Down Syndrome.Journal of Neurotherapy, 11(1), 63-68.
O Neurofeedback funciona dando um feedback de alta qualidade directamente ao cérebro permitindo usar o seu mecanismo de auto-regulação para aprender a trabalhar melhor.
Veja em detalhe aqui como funciona o Neurofeedback.
Para saber mais sobre Neurofeedback para a Síndrome de Down, visite: www.braintrainuk.com