Irritabilidade e Raiva

 

Há muitos estudos que demonstram que o Neurofeedback pode ajudar a combater a impulsividade que é um fator importante na irritabilidade e na raiva descontrolada.

Um  estudo (Hammond, D. C. (2010). LENS Neurofeedback Treatment of Anger: Preliminary Reports. Journal of Neurotherapy, 14(2), 162-169  descreve dois doentes com traumatismo craniano e episódios de raiva crónica e comportamento violento. Os resultados defendem que o Neurofeedback consegue melhorar significativamente o controlo da raiva, o que tem implicações em muitos diagnósticos incluindo traumatismo cranioencefálico, delinquência juvenil e adulta e violência doméstica.

Num outro estudo, 46 pessoas fizeram sessões de Neurofeedback e os resultados demonstraram um muito maior controlo da irritabilidade e redução dos acessos de raiva/cólera. Os autores deste estudo provaram que a utilização de Neurofeedback tem muito mais sucesso que a Terapia de Comportamento Cognitivo e as terapias com anticonvulsivos: Walker, J.E. (2013) QEEG-guided neurofeedback for anger / anger control disorder. Journal of Neurotherapy. 17(1) 88-92

Com Neurofeedback a abordagem à irritabilidade/raiva é muito diferente. Em vez de a tentar controlar, o Neurofeedback vai ajudar a mudar os sentimentos que conduzem à raiva. Ao estabilizar e acalmar certas áreas do cérebro que estão desreguladas (que são a razão pela qual a raiva descontrolada surge) o controlo sobre esse impulso aumenta, enquanto que a reactividade emocional (raiva, fúria, irritabilidade), a tensão muscular e os pensamentos negativos diminuem.

Veja em detalhe  aqui  como funciona o Neurofeedback.

 

Para saber mais sobre Neurofeedback para a Irritabilidade e Raiva, visite: www.braintrainuk.com