Fibromialgia
As opções de tratamento mais conhecidas para a Fibromialgia são a Terapia de Comportamento Cognitivo e a medicação, como os antidepressivos, usados para tratar a depressão, distúrbios de ansiedade e alguns distúrbios da personalidade.
Para alguns estas opções trazem alívio, para outros as melhoras dos sintomas são mínimas ou inexistentes. Estudos recentes demonstram que o Neurofeedback pode ter um impacto muito positivo nos sintomas da dor. Ao trabalhar directamente com o sistema nervoso central, conseguimos obter bons resultados.
Um aspecto importante no tratamento com Neurofeedback é a estabilização, que pode diminuir as dores de cabeça e a dor abdominal. Outras opções de treino com Neurofeedback são a melhoria da consciência corporal e da consciência da dor: diminuindo a tensão muscular e a dor crónica neuropática e acalmando a reação emocional à dor. Para aquelas pessoas que são muito sensíveis à dor, a normalização do seu limite à dor poderá ser também uma opção de tratamento.
Em 2010 os resultados de um ensaio clínico randomizado foram publicados e concluíam que o Neurofeedback é um tratamento eficaz da dor, dos sintomas psicológicos e da quebra da qualidade de vida associada à Fibromialgia: Kayiran,S.et al, Neurofeedback intervention in fibromyalgia syndrome; a randomized, controlled, rater blind clinical trial, Applied Psychophysiology and Biofeedback. 35.4. p.293-302.
Veja em detalhe aqui como funciona o Neurofeedback.
Para saber mais sobre Neurofeedback para a Fibromialgia, visite: www.braintrainuk.com