Doença de Parkinson

 

A doença de Parkinson é um distúrbio adulto do movimento associado à degeneração dos neurónios dopaminérgicos. A DP afecta 0.5% da população.

Os doentes de Parkinson são pessoas com capacidade cognitiva normal aprisionadas em corpos que não controlam. A DP é uma doença degenerativa que progressivamente danifica o cérebro. A DP não tem cura.

Vários investigadores defendem que o Neurofeedback pode ter efeitos muito promissores em doentes com Parkinson. Não se trata de cura e não pára a progressão da doença.

No entanto o Neurofeedback tem a capacidade de reduzir os sintomas do Parkinson especialmente na fase inicial da doença.

O Neurofeedback pode melhorar o equilíbrio estático e dinâmico significativamente, reduzir a dependência dos medicamentos e melhorar a qualidade de vida, como comprova este estudo de 2014: http://www.gaitposture.com/article/S0966-6362%2814%2900274-4/abstract?cc=y=

Os investigadores descobriram que:

  • O Neurofeedback é eficaz na melhoria do equilíbrio dinâmico dos doentes de Parkinson
  • O Neurofeedback pode melhorar o equilíbrio estático dos doentes de Parkinson
  • O efeito do Neurofeedback sobre o equilíbrio estático e dinâmico é semelhante

A Dra. Diane Roberts Stoler, neuropsicóloga com mais de 35 anos de experiência, descreve neste artigo de 2015 sobre Neurofeedbck e Parkinson como conheceu uma senhora do Reino Unido que sofria de Parkinson e como o Neurofeedback a ajudou: https://www.psychologytoday.com/blog/the-resilient-brain/201505/neurofeedback-treatment-parkinson-s-disease

Veja em detalhe  aqui  como funciona o Neurofeedback.

 

Para saber mais sobre Neurofeedback para a Doença de Parkinson, visite: www.braintrainuk.com