Demência e sintomas de Alzheimer

 

O Neurofeedback não é uma “cura” nem pode reverter os danos estruturais ou a deterioração cerebral que acontece na doença de Alzheimer onde se perdem células cerebrais. No entanto, com o Neurofeedback podemos exercitar a função das partes saudáveis do cérebro e maximizar o seu desempenho, podemos manter a auto-regulação fisiológica e retardar o aparecimento de alguns sintomas.

Importa sublinhar que com Demência, o Neurofeedback tem de ser feito com regularidade e até por tempo indefinido de forma a manter os ganhos obtidos na função cerebral e impedir a recaída. É muito provável que o Neurofeedback se torne no futuro parte integrante dos cuidados aos idosos combatendo o declínio das faculdades mentais e prolongando a saúde do cérebro.

Esta tese recente descreve um estudo feito com 10 doentes de Alzheimer tratados com Neurofeedback e que concluiu que “o Neurofeedback tem um efeito positivo no desempenho cognitivo dos pacientes com Alzheimer” : Luijmes, R. E. The Effectiveness of Neurofeedback on Cognitive Functioning in Patients with Alzheimer s Disease.

Este estudo de 2008 descreve como o Neurofeedback foi usado em pessoas idosas em risco de desenvolver Demência tendo melhorado a sua compreensão verbal e os padrões das ondas cerebrais a ela associadosFernandez, T., Becerra, J., Roca, M., Espino, M., Bahlke, M. Y., Harmony, T., … & Diaz-Comas, L. (2008). Neurofeedback in healthy elderly humans with electroencephalographic risk of cognitive impairment. Frontiers in Human Neuroscience.

Este estudo de 2009 descobriu que a memória dos doentes com Demência “melhorou significativamente” após a utilização do Neurofeedback e observou  ser ainda  mais eficaz em doentes na fase inicial da Demência: Efficacy Of Neurofeedback For Executive And Memory Function In Dementia Marvin H. Berman, Jon A. Frederick  Alzheimer’s & dementia : the journal of the Alzheimer’s Association 1 July 2009 (volume 5 issue 4 Page e8 DOI: 10.1016/j.jalz.2009.07.046).

Veja em detalhe  aqui  como funciona o Neurofeedback.

 

Para saber mais sobre Neurofeedback para a Demência, visite: www.braintrainuk.com